terça-feira, 4 de agosto de 2009

Gripe suína: eufemismo ou hipérbole????

Buenas!
Reclamei tanto da falta de tempo e da correria do dia-a-dia que agora me pego em vários momentos mergulhada em um profundo tédio. Motivos: excesso de férias, falta de saúde e impossibilidade de ficar saindo de casa por conta da nova gripe (H1N1)
Ok, eu sei que nunca fui baladeira e que tenho um espírito caseiro, mas ficar praticamente só dentro de casa por 3 semanas chega a encher o saco.
Quando essa gripe A H1N1 (ou gripe suína) surgiu, encarei-a como um problema distante. Pensei: "Ah, essa gripe está só no México e nos EUA, acho que ela não vai chegar ao Brasil e, se chegar, fará poucas vítimas". Triste engano o meu! Estamos vivendo num momento de extrema dúvida, pois as notícias estão chegando truncadas a nós. Tem horas que não sabemos se a mídia está dando atenção excessiva à esta doença ou se está colocando panos quentes em cima do que realmente está acontecendo.
Muitas pessoas estão com sintomas da gripe H1N1, mas poucos casos estão sendo confirmados. Só falam sobre casos concretos quando mortes acontecem ou quando as situações realmente se agravam. Por que será? Será que é medo do caos entre a população ou será que a intenção é que fiquemos desinformados mesmo?
Aí fica a dúvida: Estamos realmente no meio de uma pandemia ou algo está acontecendo por trás disto tudo?
Como não tenho certeza de nada, estou me cuidando ao máximo. Nunca fui fresca com questões de saúde, mas agora estou andando com álcool gel na bolsa e estou evitando ao máximo andar em locais públicos. Para as aulas na faculdade serem suspensas só pode ser porque a situação realmente está preocupante. Apesar de eu ter ficado triste com a suspensão das aulas e achar que esta medida não vai adiantar muito, talvez tenha sido melhor assim mesmo. Só acho que esta medida de suspensão das aulas não foi muito sensata, porque os estudantes que são de fora, não permaneceram na cidade, a maioria voltou para suas cidades natais. Ah, tem gente que está encarando este recesso como feriado também.
O que me deixa mais assustada no meio de tudo o que está acontecendo não é o fato de o vírus estar à solta, mas o fato de o governo não estar sabendo administrar direito a situação. Estamos totalmente à mercê desta doença, pois nem os médicos estão sabendo tratar direito os casos.
Quando fui ao médico consultar por causa da minha rinite, escutei dele algo meio assustador. Ele me disse que, provavelmente, muita gente vai pegar esta doença e que, por causa de não existir vacina no Brasil ainda, as coisas podem se agravar.
Creio que este receio e estas dúvidas não sejam exclusividades minhas. Pode ser que tudo isso passe logo ou que seja um exagero midiático, mas, na dúvida, é melhor a gente se cuidar mesmo.

5 comentários:

Robert Kennedy disse...

meo, é exatamente o que eu penso. a gente fica super perdido no meio disso tudo. aff! quero tanto que isso acabe logo...

Bruno Gobbi disse...

Um epidemiologista disse que 1/3 da população mundial vai contrair essa nova gripe. O importante é saber selecionar o que é notícia de verdade e o que é sensacionalismo!

Lembre-se que, na maioria infinita dos casos de morte, a vítima já tinha um problema respiratório crônico, ou, se não tinha, deixou a gripe ficar muito grave para procurar ajuda. Claro que temos casos diferentes desses, mas são poucos. Enfim...é só se cuidar direitinho! Quando procurar um médico, não ache que ele é Deus, ou qualquer coisa. Desconfie! Como toda profissão, existe médico porcaria que nem sabe o que faz!

Bjos menina. Gostei do blog. Visite o meu tb (mais desatualizado do mundo): www.improbabilidadeinfinita.blogspot.com

Unknown disse...

E aí Anita tudo bem? Primeiramente desculpe a intromissão. Me chamo Nelson e estudo jornalismo aqui em Pato Branco. Vi no Twitter algo sobre o programa de rádio que você está montando com o Bruno e queria saber mais sobre, em qual emissora será, se será via Podcast enfim. Rock também é uma grande paixão minha, escrevo sobre o gênero e quem sabe possa contribuir além de, claro, ser ouvinte do programa.

Ainda não dei uma olhada completa no seu blog, vou olhar com mais tempo e aí comentarei.

Quando tiver um tempo dá uma passada no meu
www.meunegocioerock.blogspot.com

obrigado

bjos

Carlos Werzel Júnior disse...

Olá Anita.
Eu acho que a imprensa anda assustando demais a população.
É claro que a situação é preocupante, é grave, mas não há motivo para pânico. Não é o fim do mundo.
O que precisa é se cuidar, se previnir, afinal como diz o ditado 'cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém'.
Infelizmente tem gente ainda que não tá ligando muito pra nova gripe, como aqui em Ponta Grossa eu vi, tinha gente usando máscara e depois jogam na rua!! Pode? É um descaso total. É como se a pessoa dissesse "eu me cuido, o resto que se dane".
É so se cuidar, se previnir, que vai ficar bem.

Unknown disse...

Anita?! Eu não sou muito de postar comentários, mas sou leitor do seu blog.
Por quê parou de escrever, por favor continue.