sábado, 20 de setembro de 2008

Olá!
Hoje estou postando pela primeira vez no meu blog, melhor dizendo, hoje é a primeira vez que tomo coragem de criar um blog. Há tanto tempo tenho vontade de escrever sobre o que penso, sobre o que sinto, sobre o que vale a pena se escrever, mas confesso que fui negligente com a minha própria vontade, sempre adiando a criação de um espaço para a exposição das minhas palavras.
Talvez eu não seja tão boa com as palavras e não consiga convencer com o que escrevo, mas vou dar um passo por vez e vou, primeiramente, mostrar porque estou aqui!
Espero que vocês comentem, critiquem e me dêem dicas para que haja um diálogo, para que haja um crescimento intelectual de ambas as partes.
Bem, agora vamos ao texto...
=)




Qual é o futuro do rock?

Semana passada estive em um show do Scorpions em Ponta Grossa e admito que me impressionei com o que presenciei naquela sexta chuvosa e fria. As más condições climáticas não impediram que quase 20 mil pessoas comparecessem ao show de uma banda histórica, diria até mesmo, lendária. Não é à toa que dizem que o público do rock é o mais fiel, o mais entendido sobre o assunto.
Na multidão via-se jovens, crianças acompanhadas de seus pais e pessoas mais experientes, provavelmente fãs do Scorpions desde o princípio de sua carreira. Antes de o show começar fiquei analisando as diferentes faces do público, os olhos cheios de entusiasmo e expectativa, cada um com uma história de vida diferente, com diferentes pensamentos e modos de agir, mas com uma paixão em comum: o bom e velho rock'n roll!
Eu não fugia à regra, pois também era uma das fãs ansiosas pelo show, porém naquele momento comecei a me questionar sobre como será no futuro, se serei assim como aqueles quarentões animados com aquilo tudo, se no futuro as bandas também terão uma história de conquistas e derrotas, independente apenas do fator econômico, do que a mídia em geral exige.
Não sou crítica musical, estou longe dessa função; sou apenas uma aspirante a jornalista apaixonada pela boa música, porém tenho a impressão de que algumas bandas atuais, principalmente as que estão mais em voga, não têm um caráter transformador, não transmitem uma verdadeira energia ao público, aquela energia que pude sentir e ver no dia do show do Scorpions. Não estou falando que as coisas que estão surgindo agora são ruins, não pensem isso. Minha dúvida é quanto ao rumo do rock'n roll, da música do protesto e do sentimento.
Espero que as bandas do futuro espelhem-se nos gigantes, naqueles que animam enormes platéias, que fazem com que pessoas tão diferentes convivam em plena harmonia.
Sinceramente, espero ser como aqueles "coroas" que vi no futuro!


E viva o rock!!!^^

13 comentários:

Unknown disse...

Olá :D
Então Anita acho que você vai ser uma quarentona animada o/
Concordo com o que você disse. A juventude esqueceu da verdadeira essência de falar e se expressar através da música, hoje o que vemos é um conteúdo vago e várias modinhas que não duram mais que seis meses!
Mas o que realmente importa é que ainda existem admiradores do bom e velho rock'n'roll !
*.*

Fabio S. Suenaga" disse...

...Rock'n roll, da música do protesto e do sentimento.

Cada estilo tem sua energia, seu público, sua cultura, seu caráter transformador de fazer pessoas se emocionarem, sorrirem, extravassarem, mas apenas o Rock com sua característica jovem faz com que toda essa magia seja compartilhada por jovens de corpo e jovens de espirito.

...eu e vc somos mortais, mas o Rock'n roll é eterno... (Bidê ou Balde) =)

Giuliana disse...

eu espero realmente que eu possa ser como esses quarentoes, levando meus filhos pra compartilhar comigo o que eu vivi =D que a energia do rock and roll seja eterna. amém!

Unknown disse...

Nossa, vivo pensando de como vai ser o futuro do rock, da musica em geral..

Na minha opinião o maior problema é que o "artista" perdeu COMPLETAMENTE a personalidade e virou um fantoche da mídia, e com certeza esta não é e nunca foi a ideia do Rock...

Aconteça o que for, esta obra é ETERNA!

Long Live Rock And Roll!

The Frog Prince disse...

A juventude esqueceu da verdadeira essência de falar e se expressar através da música, hoje o que vemos é um conteúdo vago e várias modinhas que não duram mais que seis meses!
Mas o que realmente importa é que ainda existem admiradores do bom e velho rock'n'roll !
*.*

Matou a pau!!!! É a triste realidade em q vivemos... um bando de gente se matando por modinhas q duram 6 meses... essas crianças deveriam ouvir música de verdade!!! Viva o bom e velho rock n' roll \,,/

beijinhos pra vc irmã q eu amo muito (L)

Unknown disse...

Adorei a idéia!
O que tenho a dizer, é que não haverá mais bandas gigantes, lendárias, como Scorpions, Metallica, Iron , etc etc.
Antes, o publico era concentrado em tais bandas, hoje, o metal e o rock, tem muitas divisões, isso tbm dividiu o publico infelizmente.
A cada estilo que surge, surgem mais bandas, e eu acredito numa pequena decadência do rock, comparado a antigamente, em termos de publico e tal.

Anônimo disse...

A Anita quarentona num show do Maiden seria algo interessante, o difícil (ou impossível) é a banda aguentar não mesmo?

Acho que o melhor exemplo do que você disse foi a morte do Richard Wright. Quando eu li a notícia fiquei meio chocado, afinal ele foi um músico maravilhoso e fez parte de uma das bandas mais importantes do rock. Eu esperei que o Jornal da Globo ou o Jornal Nacional fossem fazer uma homenagem, uma coisa pequena é claro, mas nem isso. O mesmo aconteceu com outras grandes emissoras abertas. O único canal que fez uma (pseudo) homenagem foi a Redetv, que teve a incompetência de colocar uma foto do Gilmour e não do Wright. Mas fato é que se morre a Sandy ou algum desses músicos de banda emo, certamente seria uma notícia em várias emissoras. O problema não está nas bandas, pois existem muitas novas bandas que fazem um verdadeiro rock'n roll, mas sim no público, que prefere uma "bandinha 15 minutos" a escutar o bom e velho rock'n roll...

Muito bom o texto Anita...
Estimo-te muito, beijos...

Unknown disse...

Legal, continue assim.

Emmanuel Fornazari disse...

Parabéns pela uniciativa de criar um blog. Muito importante difundir idéias e pensamentos. Espero que seu blog tenha a legitimitade esperada e que consiga interagir com o público alvo.


E viva o rock!

Unknown disse...

Realmente galeraa.
Hoje, qualquer pessoa pega um instrumento e sai por ai tocando.
Não que eu seja contra isso, mas não tenho nada a favor também.
Antigamente as pessoas suavam a camisa par se fazer uma banda, pois era uma época de preconceito, o rock era coisa do demonio, era uma profissão ingrata, porca e que não valia a pena.
Hoje os jovens querem muita fama, dinheiro fácil.
Como a Anne disse, a modinha também prejudica nisso, são tantas bandas assim, que não transmitam aquela energia que faz o povão pular, fazer \m/ e balançar seus cabelões.
Hoje, os tempos estão mudados, o conceito de musica boa mudou, passou de aquela que contagia, que dá energia, que emoçiona seu publico para coisas tão comuns, que fica dificil de se saber se realmente qual é o padrão de uma boa banda.
E tenho dito. Fim de Papo. Paulo Henrique de Guarapuava.
husahusahusauhhusa
Rock'n'Roll galeraaaaaa.
Awayyyyyyyyyyyyyyyyyyyy

Rico Zaraki disse...

oie...
todos nós esperamos ser esse tipo de quarentão um dia...ehehe

Scorpions eh msm uma banda lendária, e vc teve uma experiencia unica ao ver este show...

infelizmente, eu estava a caminho da gorpa, e nao pude ver o show...

mas agora vo fazer inveja =P
dia 26 eu vo no Symphony X lol

eheheh...

foi uma otima 1ª postagem...
boa sorte com o blog...ehehe


bjos

Rico

Unknown disse...

"tenho a impressão de que algumas bandas atuais, principalmente as que estão mais em voga, não têm um caráter transformador, não transmitem uma verdadeira energia ao público"

Também acho isso. Não consigo imaginar uma banda atual fazendo o que as bandas "velhas" fazem.

Heavymetal disse...

Cara...quer dizer, garota. Vc tem razão quando fala sobre o publico fiel do rock, mas...infelizmente, hoje acho que o nosso publico rockeiro não é tão fiel quanto o de antigamente!!!